fbpx

Capacidade de câmbio

Fabiano de Lima perguntou há 6 anos

Bom dia, Rudini.
Parabéns pelo sucesso e dedicação do OndePedalar, canal referência tanto para o cicloturismo quanto para o ciclismo em geral.
Tenho uma dúvida técnica sobre a relação, mais especificamente sobre a capacidade do câmbio. Após ver o teu vídeo, me ocorreu a possibilidade de criar uma bike aro 29″ que pudesse ser a mais versátil possível (MTB e urbana).
Das rodas, pensei até mesmo em montar dois jogos, mas teriam de ser perfeitas e idênticas na questão da posição do cassete e disco de freio. Penso que trocar os pneus e câmaras (700-32 e 29-2.0) seja mais viável e barato.
Minha dúvida é sobre o câmbio traseiro. Numa situação ideal, seria interessante ter, por exemplo, um conjunto de coroas 48/34/22 e um cassete 36/11, mas para isso teria de existir um câmbio com capacidade de de 51D, o que me parece não existir. Na minha pesquisa, encontrei no máximo de 45D, que daria para fazer 46/34/22 e 32/11.
Você sabe se existe câmbio maior que 45D que permitiria essa combinação ideal? Como a bike é para uso de um iniciante, penso na possibilidade de cruzar corrente, então o ideal seria uma montagem que protegesse o conjunto. Existe alguma outra solução? E qual pedivela eu teria de usar para conseguir esta configuração de coroas?
Muito obrigado!

2 Respostas
rudini Staff respondeu há 6 anos

Essa é uma questão que esta aparecendo e que só tem uma solução. NUNCA CRUZAR MARCHA.
Vc vai ter que montar com um 45 D mesmo e treinar para não “raspar o câmbio” o que pra bicicleta seria algo mais sério, pois pode detonar o câmbio. Vc vai ver que nem corrente no tamanho certo pra uma capacidade de 51D vai ter.
O melhor é montar com a corrente de 118 que é o máximo pra não ter que emendar e só usar a coroa grande no pedivela quando atrás estiver nas três menores. Na prática vc poderia tentar colocar a corrente o mais longa possível sem que o câmbio toque a polia na corrente por baixo e encapar o esteio da corrente, pois quando estiver frouxa, vai bater no esteio e ir levando.
Já vi um caso assim e tem funcionado. Mas só pra deixar registrado, a Shimano no esquema de compatibilidade deles alerta que esse sistema não é compatível. é um alerta mais pra evitar gente reclamando quando dá uma cruzada grande com grande e entorta tudo.

Fabiano respondeu há 6 anos

Muito obrigado pela resposta!
E imagino que montando com 118 dentes, quando colocar menores coroas, a corrente vá ficar um pouco frouxa também, outra situação a evitar.
Um abraço!