Olá!
Eu ando pesquisando bastante a respeito da relação de tamanho entre o ciclista e a bicicleta.
Gostaria de ouvir seus conselhos a respeito disso.
Tenho 2m de altura e aproximadamente 130Kg.
Busquei um quadro tamanho 23” mas, infelizmente, na minha ragião (Taubaté – SP), ou eles eram inexistentes ou absurdamente caros e importados fugindo do meu orçamento de aproximadamente 2500 reais.
O melhor custo benefício que encontrei foi uma bicicleta da marca OGGI, modelo 7.0, tamanho 21” e aro 29 com kit shimano e freios a disco hidráulicos.
Tentei ajustar o que me competia como a altura do selim e o angulo dos acionadores de freios e marchas em relação a minha postura, o que melhorou significativamente o conforto.
Comecei a sentir muitas dores nas costas devido à altura do selim estar relativamente superior à altura do guidão e optei por trocar a mesa por uma com angulo de 30º além de passar todos os calços pra baixo da mesa, o que melhorou muito as dores das costas.
Gostaria de saber se há outros ajustes que eu poderia fazer sem um investimento muito pesado que melhorariam a minha qualidade de vida e possíveis reforços que eu deva fazer no atual conjunto da bicicleta pra aumentar meu conforto e sua durabilidade, uma vez que o desgaste de peças deva ser bem maior devido ao meu peso.
Outro ajuste que tentei realizar, mas sem sucesso, foi o do amortecedor. Ele possui um disco rotativo preso na parte superior de apenas um dos lados com um sinal de + e de -, deduzi então que seria o ajuste da carga do amortecedor e girei pro lado positivo mas não notei grandes diferenças, como deve ser feito esse ajuste?
Grato pela oportunidade de sanar minhas duvidas
Henrique Tonzar
Henrique
Vc está indo no caminho certo. Como seu quadro ficou 5 cm mais curto, o caminho é alongar a mesa pra acomodar melhor a inclinação das costas. Subir a espiga é outro caminho que pode ser associado ao tamanho da mesa.
No vídeo que fizemos sobre dores nas costas mostramos uma maneira de achar o ponto ideal de onde deve estar o guidão para suas condições físicas. Vc teria que prender a bike pela roda traseira, sentar no selim com os pés nos pedais, e aí ir inclinando o tronco com as mãos em direção ao guidão. O ponto onde vc não segura mais e tende a cair pra frente no guidão é onde deve ficar o guidão.
Com essa informação, fica mais fácil ver o que precisa fazer. Vc ainda pode subir mais a espiga com um prolongador, ver se tem alguma outra mesa e ainda ver algum guidão com o U mais pronunciado pra subir mais ainda é até pra ajudar a colocar na posição com a rolagem do mesmo.
Quando à suspensão, essas travas só funcionam pra valer quando ela funciona com ar/óleo. Quando é mola, a pré-carga é mais pra inglês ver.