A folga acontece pelo desgaste. Se isso esta muito rápido vc deve checar primeiro a qualidade da graxa usada, a montagem do cônico se esta realmente justa e a qualidade geral dos componentes.
A princípio, folga gera folga. Portanto, mesmo que você compre um cubo novo, se os procedimentos de manutenção não esta preciso, vai desgastar na mesma velocidade novamente. Troca do cubo é quando a caixa onde rolam as bolinhas esta danificada com riscos ou corrosão. Se a caixa esta boa, basta trocar as bolinhas e ou os cônicos. Este último vem com o eixo geralmente.
O maior problema dos cubos folgando é falta de precisão para travar o cônico com a porca externa. Esse procedimento é chato e se não for feito por quem sabe, gera folga depois de uma centena de quilômetros. Uma recomendação geral é depois de uma manutenção de cubo, rodar uns 10 km e checar se não folgou.
1 Respostas