Olá, gostaria de tirar essa dúvida que encontrei ao fazer uma pequena reforma na minha bicicleta de quando era mais novo. Ela é de 21 velocidades, possui câmbios de marcas mais simples, daquelas que vêm ao comprar da loja. Como o modelo do meu passador, até então funcionando, era daqueles “grip shift” bem ruinzinho, pensei em comprar um passador melhor e equipar na bike. Agora, antes de desembolsar um valor razoável nesses passadores “rapid fire”, gostaria de saber, se é necessário trocar os componentes do câmbio junto. Tenho conhecimento que se forem da mesma marca e categoria, o conjunto trabalha bem melhor, mas o financeiro é um fator restringente no momento, daí a dúvida. Agradeço desde já pela atenção!
Pra funcionar bem seria melhor usar o desvidador do mesmo modelo do rapid fire. Ou seja, é melhor trocar tudo. Isso porque, o câmbio simples, pode ser simples porque o trocador sem indexador resolve o problema. Se folga um pouquinho aqui, ou ali, vc vai compensando na hora de trocar a marcha.
Quando vc vai para um que solta a quantidade de cabo pré-definida pra mudar uma coroa, é necessário que o desviador lá em baixo ( o câmbio) corresponda a isso da mesma maneira, portanto, mais que a marca, vc deveria estar casado com o modelo do câmbio tbm. Uma boa opção hoje é o Tourney tx ou TZ