Como regular o câmbio traseiro
O grande dilema de muitos ciclistas é pedalar o câmbio traseiro não entrando nenhuma marcha, principalmente a coroa maior atrás. Esta faz falta nas subidas. Muitos culpam o mecânico, na maioria das vezes sem motivos.
São duas coisas a saber antes de começarmos a falar sobre como ajustar seu câmbio: o câmbio em si vem regulado de fábrica e essa “regulagem” falha devido a vários fatores externos. O que fazemos na montagem é apenas ligar os pontos de maneira adequada para que a regulagem que vem de fábrica funcione a contento na bike. O vilão de toda essa história é o cabo e seu companheiro inseparável, o conduite. Com a chuva, umidade, poeira e qualquer outra intempérie que conseguir nomear, ele muda de comportamento “desregulando” o câmbio traseiro.
Toda essa história é para que você fique ciente de que “regular” o câmbio nada mais é do que instalar corretamente o cabo. Por instalar quero dizer colocá-lo na tensão certa entre o manete e o desviador da corrente. Feito isso, as marchas sobem corretamente a cada comando no guidão, pois a regulagem já veio de fábrica. Os parafusos que você encontra no câmbio são batentes para evitar que a corrente caia pra fora do cassete. Estes sim precisam de regulagem.
Agora podemos partir para os passos para fazer com que o câmbio trabalhe por completo.
1 – Cabo
A primeira coisa a fazer é garantir que o cabo esteja em perfeita condição de uso e que esteja lubrificado.
Se for um cabo usado, cheque se está lubrificado com graxa nas partes que passam por conduites. Para isso é preciso deslocar os espaguetes e passar graxa por todo o cabo.
Em caso de um cabo novo, além da lubrificação é necessário ajudar para que ele assente dentro dos conduítes. Para isso, você deve prendê-lo no câmbio com os conduítes todos posicionados e puxar o cabo pela lateral (parte descoberta) para que ele faça o tubo interno do conduíte se encaixar pra valer na posição. Isso vai fazê-lo marcar o caminho, o que pode diminuir o percurso em alguns milímetros.
Dica: se o quadro for de carbono, faça essa puxada sem trancos, pois os passadores de conduites de carbono podem se soltar do quadro.
2 – Altura da polia
Antes de começar a regular o cabo e troca de marchas é necessário acertar a altura do braço em relação ao cassete. Mais precisamente da polia em relação às coroas do cassete. A regulagem é feita no parafuso que fica só e junto à fixação do câmbio no quadro. Você deve deixar essa altura em no mínimo um centímetro. Ela pode variar de um a seis centímetros. A distância maior é necessária quando usamos megarange. Se for usar esse tipo de cassete, essa regulagem deve ser verificada novamente após o cabo ser conectado e a corrente atingir a coroa maior.
3 – Alinhando o batente externo
O par de parafusos que fica no braço do câmbio tem a função de regular a amplitude do movimento dessa peça. Geralmente o parafuso mais perto da bike regula o batente inferior (coroa menor) e o outro o superior. Há também a indicação H e L para alto (high) e baixo (low). Mas mexendo nesses parafusos você observa o movimento do braço.
No primeiro momento, ainda sem o cabo preso, só podemos regular o inferior. Encontre o parafuso para esse batente e, apertando, ele deve fazer a polia ir em direção à roda e soltando, no sentido contrário. Você deve alinhar o centro da polia do câmbio com a lateral externa da coroa menor. Atenção: não é centro com centro, mas centro da polia com a parede externa da coroa. Essa descentralização para fora é necessário para que a corrente baixe até a coroa menor.
4 – Prendendo o cabo
Estando o cabo lubrificado e assentado, agora é hora de prender e “regular” o câmbio. No comando do câmbio, faça com que ele assuma número 8.
Essa posição é onde o cabo está o mais para fora do comando. Colocando de outra forma, o cabo precisa estar todo solto. Para isso basta acionar a alavanca que fica sob o dedo indicador.
Depois, basta puxar todo o cabo junto ao câmbio e prender. Muito provavelmente, todas as marchas devem entrar. Teste. Mas chegue com cuidado na coroa maior para evitar que a corrente caia sobre os raios.
Caso o câmbio não leve a corrente até a coroa maior, primeiro verifique se o batente superior não está muito apertado. Solte o parafuso umas duas voltas e tente cambiar novamente. Se mesmo assim a corrente não subir é porque falta tensão de cabo. Você pode voltar à posição inicial e tentar prender o cabo mais justo, ou, se achar que o cabo já está justo o suficiente, usar os reguladores nas pontas do conduíte para tensionar mais o cabo. Há um junto ao comando e outro no câmbio. Soltando, você irá aumentar a extensão do conduite, tensionando mais o cabo.
5 – Batente superior
Com a corrente chegando na coroa maior, agora você pode regular o batente superior. Esse sim deve ficar alinhado com o centro da coroa. Mexa no parafuso para ter certeza da variação do braço do câmbio e alinhe o centro da polia com os dentes da coroa maior. Pronto, seu câmbio está regulado. Se por acaso ele deixar de acionar a coroa maior, é porque a tensão do cabo diminuiu. Use os reguladores para fazer o ajuste fino. Isso você pode fazer no meio do passeio e sem ferramentas.