Quando você realmente ama pedalar, nem a cegueira o impede.
Foi com esse entusiasmo que a entrevista com a Naira Rodrigues começou. Ela é deficiente visual e se diverte pela baixada santista numa tandem com o David, um amigo que encontrou num rastro de solidariedade.
Conheci primeiro o David em um dos pedais do pessoal de Santos. Ele, um ciclista para lá de entusiasmado, me contou tudo que fazia no mundo da bicicleta, inclusive seu empenho em pedalar aos domingos com a Naira. Levei meses para conseguir pedalar num domingo com os dois pela estrada do Guarujá para o condomínio São Pedro onde gravei a entrevista em vídeo que você vê abaixo.
Naira ficou cega já adulta. Antes disso sempre pedalou pela Baixada Santista com sua barraforte. Sua deficiência lhe tirou o poder de pedalar como antes, mas não abalou sua paixão pela bike. Para remediar, foi fazer spinning em academias. Nessas aulas conheceu a triatleta Nelma Raizer que já pilotava para outra deficiente em provas para-olímpicas. Nelma lhe ofereceu uma tandem extra para que ela pudesse competir também. Naira até que tentou, mas competir não era seu objetivo.
Somente com o evento do World Bike Tour de São Paulo foi que ela conseguiu o que queria. A participação no evento lhe rendeu uma tandem só sua. Assim, parte do problema estava resolvida. O próximo passo seria achar um piloto para passear novamente pelas ruas do Guarujá.
O que parecia fácil se mostrou bastante complicado. Segundo ela, é mais difícil achar um ciclista disposto a conduzir somente em passeios do que em competições. Com a ajuda de um site que promove encontros entre para-atletas e guias, sua sorte a fez encontrar o David. A química foi perfeita.
Quem os vê juntos no passeio, pode até achar que são namorados, mas são apenas amigos unidos pelo prazer de pedalar. David é um apaixonado por bike que tenta converter tudo e todos em prol do pedal. Engaja-se em qualquer atividade se o objetivo for facilitar ou ajudar mais pessoas a pedalar. Não importa se são crianças, adultos ou um deficiente que só precisa de um amigo ciclista para voltar a sentir a paixão pela bicicleta de forma plena, com aquele ventinho esticando o sorriso no rosto.