Vale a pena fazer bike fit para cicloturismo?
Uma bike bem ajustada pode ser a garantia de um pedal confortável.
O cicloturismo é uma prática esportiva que vem crescendo a cada dia no Brasil. Hoje você encontra sites especializados em roteiros para quem quer viajar junto a sua Bike entre cidades e até mesmo entre alguns países. Tudo precisa ser bem planejado. O check-list muitas vezes é bem grande. Você precisa levar reparos para a Bike, ferramentas, materiais de higiene, medicamentos, roupas, comida e assim vai. Um bom preparo físico também não deixa de ser importante. Pronto. Ciclista bem treinado, check-list feito e lá vamos nós para mais uma viagem. Conhecer novos países, novas cidades, pedalar o dia todo, passar por riachos, vales, montanhas, estradas com muita poeira e também muita lama.
Mas será mesmo que está tudo pronto? Não nos esquecemos de nada? Será que a bicicleta que você usa está adaptada ao seu corpo? O selim está muito alto ou muito baixo? E a mesa, muito longa ou muito curta? Eu estou confortável em minha Bike ou após alguns quilômetros já começo a sentir dormência nas mãos, dores nos joelhos e na lombar?
Se você ainda não comprou uma bicicleta, fazer o Bike Fit antes da comprar é ideal pois assim você saberá exatamente qual a bicicleta que mais se ajusta ao seu corpo. Tome muito cuidado com algumas dicas que são encontradas na internet sobre “medida do cavalo” e fórmulas mirabolantes, isso pode te levar a comprar uma bicicleta inadequada a você. Já você que tem a sua bicicleta e está querendo trocá-la, o Bike Fit também tem igual importância. Muitas vezes, um quadro de tamanho “M” de duas marcas diferentes possuem geometrias diferentes e isso faz toda a diferença. E por fim, você que não quer trocar a sua Bike tão cedo, por que não fazer um Bike Fit para prevenir lesões e melhorar o seu desempenho?
Por se manter muito tempo pedalando em longos trajetos, no cicloturismo, o conforto é fator chave. Nesta modalidade o ciclista não precisa ficar em posturas adotadas por triatletas ou ciclistas de competição, que precisam da melhor aerodinâmica possível para vencer uma prova. No cicloturismo o ciclista vence a “prova” quando consegue desfrutar de tudo o que está a sua volta, dos amigos, das paisagens, do ar puro etc.
Outro ponto a ser observado é o condicionamento físico do ciclista. Muitas vezes, esses ciclistas só pedalam em finais de semana e não tem um preparo muscular relacionado à força e resistência assim como à flexibilidade. Com o Bike Fit, o fitter pode te posicionar para que você produza mais potência gastando menos energia.
Para finalizar, um ajuste errado da bicicleta pode ocasionar vários tipos de lesões. Entre as mais comuns observam-se as dores lombares e cervicais, tendinites nos joelhos, formigamento nos pés, mãos e regiões genitais e problemas mais graves como o desenvolvimento de hérnias discais, levando-o algumas vezes a interromper suas atividades.
O Bike Fit é um investimento em você. Procure um fitter certificado que possa te ajudar na escolha da bicicleta correta ou então para melhorar seu posicionamento naquela bicicleta antiga, mas que te leva para maravilhosos passeios.
Rafael R. Vicentini
Fisioterapeuta Especialista no Aparelho Locomotor no Esporte (Unifesp/EPM)
Bike Fitter Certificado por Marcelo Rocha Ass. Esp. E Bike Fit
o2studiosaude@gmail.com
This entry was posted in Dicas sobre cicloturismo